Ministério de Canto

Conforme o Concílio Vaticano II, a música litúrgica é a que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento Ritual a que ela se destina.

A música litúrgica expressa o Mistério de Cristo e a Sacramentalidade da Igreja. O gesto Sacramental de "cantar a uma só voz" pressupõe a participação ativa, interior, consciente, frutuosa e plena de todo o povo sacerdotal; congregado no Espírito Santo durante a ação litúrgica.

O canto exprime e realiza as nossas atitudes interiores. Tanto na vida social como na religiosa o canto não só exprime como, em certa medida, realiza os sentimentos interiores de louvor, adoração, alegria, dor, súplica. “Não se pode considerar mero adorno extrínseco à oração. Antes, irrompe das profundezas da alma de quem reza e louva ao Senhor”. (IGLH, 270)

O canto fomenta a unidade e exprime os sentimentos comunitários: pode-se dizer que o canto faz comunidade. Além disso, cria um clima mais solene e festivo na oração. “O que ama, canta”, como diz Santo Agostinho.

O Ministério de Canto exige espírito de compromisso, capacidade de relação interpessoal e abertura, ou seja, qualidades humanas de caráter e de diálogo.

 A finalidade do Ministério de Canto é o serviço da liturgia porque aqueles que o compõem desempenham um ministério litúrgico. Torna-se evidente que quem dele faz parte deve ser cristão de fé vivida, praticada e testemunhada. O gosto pela música ou o interesse em fazer parte de um grupo não é motivo suficiente para se pertencer a um grupo de canto litúrgico.

Atualmente em nossa paróquia contamos com 07 grupos que animam as missas, sendo os coordenadores: Eder, Fabinho, Felipe, José Carlos, Marcelo, Marcos e Thiago.

Caso queiram conhecer-nos um pouco mais, enviar sugestões, críticas ou esclarecer dúvidas, estamos à disposição antes ou após as missas e também através do e-mail faleconosco.saojose@gmail.com.