ACÓLITOS

    A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém, acólito é aquele(a) que, na celebração litúrgica, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para ajudar e servir.

Quem o acólito acompanha e serve?

    Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração litúrgica (Bispo, Padre, Diácono) ou outras pessoas que precisam ser ajudadas durante a celebração, servindo assim a pessoa do Cristo que se faz presente em cada um de seus ministros ordenados.

Quando é que o acólito começa a ajudar e a servir o presidente da missa?

    Podemos então dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não o vê com os seus olhos; mas a fé ensina-o. Um verdadeiro acólito vai descobrindo isso cada vez mais. Se um acólito não o descobre, corre o risco de cansar de ser acólito, mas se o descobre e acredita nisso, então vai desejar sempre ser escolhido para acólito, em cada celebração.

Algumas atitudes que são necessárias do acólito:

    - Espírito sensível: estar atento às necessidades.

    - Espírito de equipe: ninguém constrói nada sozinho, muito menos a Igreja e o Reino de Deus. Portanto, no grupo dos acólitos não deve haver competição, mas ajuda, companheirismo e amizade.

    - Espírito de fé: a Celebração Eucarística é o momento mais forte da vida da comunidade. É ali que todos celebram suas vidas, suas lutas pela justiça e a fraternidade. Por isso, o acólito não está no altar como se estivesse fazendo um teatro. Ele está ali para ajudar a comunidade a rezar. Assim, deve participar da celebração com atenção, amor e carinho.

VENHAM NOS VISITAR…