PREPAREMO-NOS PARA VIVER E CELEBRAR O ANO DA FÉ!

“A fé é um modo de agradecer o que ainda se espera, é convicção acerca de realidades que não se vêem.” (Hb 11,1)

Visto que a fé é uma realidade importante e fundamental para nossa vida de cristãos batizados, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, decidiu proclamar o “Ano da Fé”. A vigência do Ano da Fé será de 11 de outubro de 2012 até 24 de novembro de 2013 (Solenidade de Cristo Rei do Universo).

Somos exortados constantemente a alicerçarmos nossa vida na Fé, na Esperança e na Caridade. Cada cristão, portanto, é convidado a participar, como nos propõe a Escritura, com “todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento”.

Com certeza será ocasião propícia para cuidarmos para que a nossa fé seja firme, sólida, madura e esclarecida.

Vivendo num mundo secularizado em que se busca diminuir a importância de Deus e já não se pauta mais a conduta pelos valores ético-morais, percebemos que estamos inseridos numa cultura de morte e desesperança.

Nesse contexto sombrio a FÉ se revela como aquela que nos mantém firme e esperançosos, como nos propõe a Carta aos Romanos 5, 1-5:

“Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que tribulação produz a perseverança, a perseverança uma virtude comprovada, a virtude comprovada a esperança. E a esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

São Pedro nos pede que estejamos sempre prontos a dar a razão de nossa fé e de nossa esperança àquele que nos pedir com mansidão e respeito. (1Pd 3,15)

Pela fé somos chamados a uma vida nova em Cristo Jesus no amor, no serviço, no respeito, no diálogo aberto e sincero e sem preconceitos.

Neste Ano da Fé queremos com alegria e entusiasmo descobrir:

a) a necessidade de agradecer e reconhecer;

b) a capacidade de dar as razões e motivações da nossa esperança;

c) a importância de proclamar e celebrar.

Que Nossa Senhora caminhe conosco, Ela que foi proclamada bem- aventurada porque sempre acreditou em tudo o que o Senhor lhe prometeu.

Que São José interceda por nós para que possamos entender e compreender os desígnios de Deus na nossa vida sem temor.

Preparemo-nos através da oração, da adoração, da Eucaristia, da Reconciliação e da missão pessoal e comunitária.

Nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Sérgio Machado, convida-nos para a Missa de Abertura do Ano da Fé em nossa Diocese dia 11 de outubro (quinta-feira) às 10h na Catedral de São Carlos.

Fiquem com Deus! Fiquem na paz!

Pe. Aymoré Saturnino Rocha Júnior