Cinzas -  2013.

“Troquemos nossas vestes por cinzas e cilício; choremos, jejuando em face do Senhor; pois cheio de bondade é o nosso Deus, capaz de perdoar nossos pecados”. (Jl 2,13)  

Com a celebração da Quarta-feira das Cinzas iniciamos o Tempo da Quaresma. Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa. São quarenta dias de penitência e conversão através dos exercícios quaresmais (o jejum – a esmola – a oração) para que possamos ressurgir para uma vida nova com Cristo na sua Páscoa.
Lemos no início deste texto o profeta Joel propondo que troquemos nossas vestes por cinzas e cilício. Sabemos que na Bíblia a veste corresponde à vida da pessoa. Vamos conferir na Bíblia os textos: Gn 44,13; Ex 19,10;  Mc 9,2-13; Ap 7,13-14;  Ap 22,14. 
A festa da Páscoa nos propõe uma vida nova em Cristo e em seu mistério pascal, isto é, na sua morte-ressureição: somos chamados a morrer para o pecado e com Cristo ressurgirmos para a vida da graça.
Para entrar na vida nova da Páscoa, na totalidade do nosso ser; somos chamados à CONVERSÃO que é mudança de vida, de mentalidade, de coração.
Por isso, na Quarta-feira das Cinzas colocamos sobre nossas cabeças as Cinzas em sinal de penitência, de conversão, de luto pelo pecado. Reconhecemos que somos pecadores e devemos trabalhar juntos por mudança de vida em todas as instâncias da nossa existência. Vejamos os seguintes textos:  Js 7, 1-36; Ne 9, 1-2; 2Mc 10, 24-26; Jt 9, 1-10; Est 4, 1-17;  Jn 3, 1-10.
Estamos neste mundo, neste tempo, apenas de passagem. As cinzas também nos recordam que somos pó e ao pó voltaremos. (Gn 3,19)
As cinzas são feitas com os ramos de oliveira ou outras árvores bentos no ano anterior na Procissão do Domingo de Ramos.
Jesus ensina-nos a interiorizar a observância da quaresma, por isso a exortação:
“CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO”.  (Mc 1,15)