O NATAL DO SENHOR JESUS É O NOSSO NATAL
 

“O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz, e para os que habitavam as regiões sombrias da morte uma luz brilhou”. (Mt 4,16)

 

Preparamo-nos através do Tempo do Advento para celebrarmos o Natal desse ano de 2013.

Natal é nascimento; nascimento é vida nova. Portanto, a proposta é que o Natal do Senhor Jesus seja também o nosso Natal: vida nova, vida em plenitude para todos nós.

O menino Deus com sua luz quer acontecer uma vez mais em nossa vida. Ele quer iluminar e dissipar toda treva que possa existir em nós ou por causa de nós.

“O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz, e para os que habitavam as regiões sombrias da morte uma luz brilhou”. (Is 9,1) Esse texto do profeta Isaías foi escrito no séc. VIII aC.  Infelizmente podemos constatar que são muitas as “regiões sombrias da morte” ainda hoje. Essa constatação faz com que, muitas vezes, fraquejemos na fé ou percamos a esperança.

Creio ser oportuno resgatar a exortação do Papa Francisco na sua homilia em Aparecida, nesse ano, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude:

“Deixar-se surpreender por Deus, permanecer na alegria, não perder a esperança”.

Quem nos ajuda a permanecermos firmes neste ideal é Jesus, o Emanuel – o Deus conosco, pois Ele é a luz: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8,12)

Natal é Natal por causa de Jesus. Não percamos este foco.

Acreditemos em todas as afirmações positivas a respeito do Natal, até mesmo nos clichês que o definem:

- Natal é festa!

- Natal é alegria!

- Natal é paz!

- Natal é fraternidade e solidariedade!

- Natal é confraternização!

- Natal é esperança!

 

Jesus é o ANATOLÊ – τη ανατολη = tê anatolê (cf. Nm 24,17; Ml 3,20; Is 60,l) – o ASTRO brilhante que vem nos comunicar a “vida em plenitude” (Jo 10,10) que concretamente significa: Felicidade – Alegria – Realização.

“Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, pelo qual nos visitou o astro das alturas, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz”. (Lc 1,78-79)

A felicidade que vem de Deus em Jesus Cristo é felicidade na ótica das Bem Aventuranças: certeza do amor de Deus que nos acompanha em todas as circunstâncias principalmente nas adversidades.

A alegria que Jesus nos traz é serenidade, confiança e paz no coração.

A realização da nossa existência será plena se assumirmos Jesus como Ele mesmo se auto-revelou: “caminho, verdade e vida”. (Jo 14,6)

Aprendamos com Maria e José a acolher Jesus em nossa vida com uma fé sólida e inabalável, para que possamos, agradecidos, reconhecer a GRAÇA que estamos para celebrar.

O apóstolo São Paulo na sua carta a Tito (2,11-14) revela:

“A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens. Essa graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo com autodomínio, justiça e piedade, aguardando a bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador. Ele se entregou a si mesmo por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e para purificar um povo que lhe pertence, e que seja zeloso nas boas obras”.  

 

Feliz Natal!

Feliz e abençoado Ano Novo!

 

Pe. Aymoré Saturnino Rocha Júnior