TEMPO PASCAL

“Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos”

(Salmo 118,24)

Do dia 31/3 (domingo da Páscoa) até o dia 19/5 (Pentecostes) estaremos vivendo na Igreja o Tempo da Páscoa.

São 50 dias em que somos chamados a viver na alegria da presença do Ressuscitado entre nós.

A proposta é que vivamos estes 50 dias como se fossem um único dia de Domingo: o dia do Senhor por excelência.

Jesus é o novo Adão que inaugura com seu Mistério Pascal uma nova Criação, um Novo Testamento, um novo tempo em que somos chamados a experimentar a VIDA NOVA na força transformadora da Ressurreição de Cristo.

“Sim, verdadeiramente é bom e justo cantar ao Pai de todo coração, e celebrar seu filho, Jesus Cristo, tornado para nós um novo Adão”. (Canto do Exulte)

A vida nova querida por Cristo para todos nós requer conversão constante e empenho em “buscar as coisas do alto e não as da terra para que não celebremos a Páscoa com o velho fermento nem com o fermento da malícia e perversidade”. (1Cor 5,8) Noutras palavras: somos chamados à SANTIDADE.

“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”. ( 1Ts 4,3)

Entendemos assim a inquietação dos contemporâneos do apóstolo Pedro no dia de Pentecostes diante do anúncio central da nossa fé (o Querigma): “Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês crucificaram”. (At 2,36)

Aqueles que receberam este anúncio se perguntavam e aos apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” (At 2,37)

Pedro deixa claro que a resposta deve ser dada através da conversão, arrependimento dos pecados, vivência consciente do Batismo e abertura ao Espírito Santo.

De fato, se reconhecemos que Jesus morreu e ressuscitou por amor a nós, a nossa vida deve revelar a “novidade” da Páscoa através de gestos e atitudes de amor a Deus e ao próximo, de conversão e de perdão.

O Ano da Fé que estamos vivendo nos exorta a Agradecer-Celebrar-Proclamar.

Que assim seja, pois Jesus Ressuscitado afirma: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”. (Lc 24,48)