São José

19/03/2012 00:00

 

“O Senhor, diz São Bernardo, encontrou José segundo o seu coração e o confiou  com plena segurança o mais misterioso e sagrado segredo do seu coração. A ele revelou-lhe os segredos de sua sabedoria, fazendo-lhe conhecer o mistério desconhecido a todos os príncipes do mundo”.

Sendo o Espírito Santo o coração de Deus e porque Deus procurou um coração segundo o seu coração, é como se dissesse que buscou um homem conforme o Espírito Santo e este foi São José, Padroeiro de nossa Paróquia.

Como sabemos, não há um conceito adequado de São José. Talvez até pelo fato de que o nosso Santo padroeiro esteja tão perto de Jesus e de Maria, os quais difundem tanta luz ao redor de si, que os cristãos o honrem de relance, não percebendo muito aquela sombra tão discreta e modesta.

Cultuam-se muitos santos e fica-se indiferente à figura de São José, que ainda não é tão conhecido e amado. Sabemos que a devoção sem conhecimento é como um edifício sem fundamentos, uma árvore sem raiz, enquanto que o conhecimento sem a devoção é como um tronco sem flores e frutos.

São José foi chamado por Deus para servir diretamente a pessoa e missão de Jesus. Mediante o exercício de sua paternidade, ele cooperou no grande mistério da redenção e tornou-se verdadeiramente o “Ministro da Salvação”. A sua paternidade é expressa concretamente no fato de “ter feito de sua vida um serviço, ao mistério da encarnação e à Missão Redentora, em ter usado da autoridade legal que lhe competia sobre a Sagrada Família, para fazer-se total dom de si, de sua vida, de seu trabalho; em ter convertido sua humana vocação ao amor doméstico numa sobre-humana oblação de si, do seu coração e de toda capacidade do amor colocado a serviço do Messias germinado na sua casa.” (Paulo VI)

Para desenvolver tamanha tarefa ele teve as qualidades necessárias, por isso “precisamos reconhecer que São José teve para com Jesus um especial Dom do céu, todo aquele amor natural, toda aquela afetuosa solicitude que um coração de pai possa ter” ( Pio XII). Certamente por ter tido a autoridade paterna sobre Jesus, Deus lhe concedeu um amor correspondente, um amor que tem sua fonte no próprio Deus. Sendo pai, José é aquele que Deus escolheu para ser “coordenador do nascimento do Senhor”, aquele que foi encarregado de providenciar a inserção ordenada do Filho de Deus no mundo. Por isso toda a vida escondida de Jesus foi confiada aos cuidados de José, pois sua figura não é secundária no grande acontecimento do nascimento do Senhor, mas algo verdadeiramente grande e positivo.

Se foi necessário o Sim de Maria para a Encarnação do Verbo, o “fazer” de José foi da mesma forma indispensável para que Jesus fosse reconhecido como o “SIM”de todas as promessas de Deus. São José é a escada para chegar até Jesus e Maria e nada é tão potente para impetrar de Deus os dons divinos que subir esta escada.

Como diz Santo Tomás de Aquino, “para alguns santos é dada a graça de recorrer em alguns casos especiais, mas para o Santíssimo José é-nos concedido de socorrer-nos em cada necessidade e dificuldade e de defender, cuidar e seguir com paterno afeto todos aqueles que com fé a ele imploram”.

Santa Tereza D´Ávila  orava e dialogava longamente com São José diante de sua imagem fazendo suas declarações de reconhecimento e de afeto na espera de respostas as quais São José sempre correspondia. Em 1561, Tereza teve uma visão de Nossa Senhora e São José, na qual Nossa Senhora disse-lhe que sua devoção a São José deixava-a muito feliz.

Todos nós devemos aprender de Santa Tereza a recorrer, com confiança, a São José.